Noticias

"Tarefas em Família": Um Jogo Divertido e Educativo para Pais e Filhos

"Tarefas em Família": Um Jogo Divertido e Educativo para Pais e Filhos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A vida familiar pode ser agitada, mas também cheia de oportunidades de aprendizagem e diversão.

 

Para criar relacionamento entre todos e ensinar as crianças sobre as várias tarefas domésticas, propomos o jogo "Tarefas em Família".

É um jogo simples e interativo que transforma as tarefas domésticas numa atividade divertida, ajudando as crianças a compreenderem melhor as responsabilidades diárias, enquanto passam tempo de qualidade com os pais.

Objetivo do Jogo:

O objetivo é que cada jogador retire um papel de um chapéu que contém uma tarefa doméstica escrita e explique como realizar essa tarefa corretamente. O jogo não é apenas divertido, mas também educativo, ensinando as crianças sobre as diferentes tarefas necessárias para manter uma casa.

 

Tarefas em Família: Um Jogo Divertido e Educativo para Pais e Filhos. Externato Sol Nascente

 

Preparação do jogo:

  1. Escrever as tarefas: Reunir pais e filhos e escrever as várias tarefas domésticas em pequenos pedaços de papel. Alguns exemplos de tarefas podem ser: arrumar a cama, lavar a louça, dobrar roupas, regar as plantas, arrumar os brinquedos, etc.
  2. Colocar os papéis num chapéu: Dobrar os papéis de forma igual e colocá-los num chapéu ou recipiente semelhante.
  3. Definir as regras: Explicar que cada jogador, ao retirar um papel, deverá descrever como a tarefa é feita. Para tornar o jogo mais interessante, pode estabelecer-se um limite de tempo para a explicação.

Como jogar:

  1. Vez de jogar: Os jogadores tiram um papel do chapéu, um de cada vez.
  2. Explicação da tarefa: O jogador lê a tarefa em voz alta e explica como esta deve ser feita. Por exemplo, se a tarefa for "lavar a louça", o jogador pode descrever o processo de encher o lavatório com água, adicionar detergente, ensaboar os pratos, passar por água e secar.
  3. Avaliação: Os outros jogadores podem avaliar a explicação ou fazer perguntas para entender melhor a tarefa.
  4. Pontuação (Opcional): Se desejado, os jogadores podem receber pontos pela clareza e precisão de suas explicações e podem ainda ser incluídas algumas recompensas que as crianças certamente vão valorizar.

Conclusão do jogo:

O jogo continua até que todos os papéis tenham sido retirados do chapéu. O objetivo principal é aprender e divertirem-se juntos, pelo que não há necessariamente um vencedor.

Este jogo proporciona entretenimento e também é uma forma prática de ensinar as crianças sobre as responsabilidades domésticas de uma forma lúdica e interativa, podendo ser adaptado à realidade de cada família. É perfeito para jogar em dias chuvosos ou como uma atividade de fim de semana para toda a família.

Tarefas em Família: Um Jogo Divertido e Educativo para Pais e Filhos. Externato Sol Nascente

 

Bem vindos ao Sol Nascente!!

O Externato Sol Nascente é uma instituição particular que entrou em funcionamento no ano de 1980, tendo alvará do Ministério da Educação desde Janeiro de 1981.

Saiba mais sobre o Sol Nascente

Siga-nos!

Contactos

  Email: info @ externatosolnascente.net

  +351 212 245 034 (*1)

  +351 911 884 181 (*2)

  Praceta de Mansabá, lotes 3 e 4.

2845-020 AMORA . Portugal

(*1) chamada para a rede fixa nacional
(*2) chamada para rede móvel nacional